Na ultima década, os alunos mudaram e hoje são conhecidos falando-se em tecnologia de nativos digitais, já que muitos nasceram numa nova era tecnológica.
Do maternal a faculdade crescendo com computadores, tablet´s, celulares, câmeras entre outros brinquedos e ferramentas digitais onde computadores, jogos, e-mails, internet, celulares e sms fazem partes integrais de suas vidas.
Esta interação com a tecnologia faz com que os nativos digitais tenham formas diferentes de compreensão e de como processar as informações de formas diferentes das gerações anteriores.
Os imigrantes digitais são pessoas que tiveram, de se adaptar ao mundo digital, uns com mais facilidades do que outros, mas inicialmente com os famosos “sotaques de imigrantes digitais”, exemplo mandar imprimir um email para leitura.
Diferente dos imigrantes digitais os nativos digitais podem processar com maior facilidade diversas informações ao mesmo tempo, exemplo assistir televisão, ouvir música enquanto estudam.
Com estas mudanças entre os alunos de hoje e os de antigamente acaba-se gerando conflitos entre os nativos e imigrantes digitais, os alunos e principalmente os professores necessitam de um equilíbrio para tornar as aulas e o ensino para os nativos mais agradáveis, reconsiderando métodos de aprendizagem dando mais espaço a tecnologia e aprender novas maneiras para fazer algo antigo, usando o novo.
fonte: http://www.slideshare.net/bassoli/texto-1-nativosdigitaisimigrantesdigitais-1
fonte: http://www.slideshare.net/bassoli/texto-1-nativosdigitaisimigrantesdigitais-1
Marc Prensky
Nenhum comentário:
Postar um comentário