quarta-feira, 25 de abril de 2012

Professores e o uso das TICs


Com o aumento do uso e avanço da internet e tecnologias no processo de educação, o projeto das tics e os recursos existentes, contribuem com a melhoria do ensino pedagógico e suas competências em geral, procurando trazer alguns recursos já existentes para a sala de aula visando uma escola de educação inovadora, moderna e tecnológica.
O projeto ainda diz que os professores devem estar preparados para aplicar e demonstrar o conteúdo e como os alunos podem e devem utilizar as ferramentas disponíveis como, email, internet, aplicativos, entre outros para  aprender o conteúdo dado em sala de aula e interagir entre si, e entre as disciplinas e buscar um maior aprendizado, desenvolvimento profissional com os recursos tecnológicos existentes.
Como podemos ver em uma das tics propostas pela UNESCO que descreve a respeito de uma das propostas pedagógicas, diz que o professor deve:

- I.C.1. Descrever como o ensino didático e as TIC podem ser usadas para apoiar a aquisição, por parte dos alunos, do conhecimento da disciplina escolar.
- Descrever como o uso das TIC e tipos específicos de programa podem ajudar os alunos a apreenderem o conheci mento e apresentar as formas como o uso dessa tecnologia pode complementar o ensino didático em sala de aula (por exemplo, palestra e demonstração).
Fonte: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001562/156209por.pdf


Educação XXI - Planos de aulas de TIC para escolas do 1º e 2º ciclo

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Educação e Web 2.0 e as Redes Sociais

A utilização e a integração da web 2.0 e as redes sociais na educação nos dias atuais são essenciais, para a educação de uma geração que nasceu conectada a diversas ferramentas digitais (os nativos digitais, ver poste anterior) sempre conectados pelas diversas redes sociais como facebook, twitter, skype, linkedin, youtube, orkut entre outras.
 A web 2.0 gerou uma nova mudança na educação, revolucionou os métodos de aprendizagem, troca de conteúdo, busca de informação e conhecimento, ampliou e estreitou as formas de relacionamentos interpessoais entre grupos de alunos, professores por meio de ferramentas que possibilitam a interação de pessoas de um circulo de amizade ou de gosto comum.
 A rede social facebook visando esta nova demanda e pensando no uso das redes sociais na educação criou o GROUPS FOR SCHOOLS, que é um ambiente exclusivo para escolas e universidades, onde alunos, professores e funcionários troquem informações em um ambiente fechado para troca de arquivos, compartilhamento de mensagens, onde estes usuários precisam informar um endereço de email com domínio da instituição para criação da conta. http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/facebook-cria-pagina-exclusiva-a-escolas-e-universidades https://www.institutoclaro.org.br/em-pauta/uso-das-redes-sociais-na-educacao-avanca-mas-ainda-apresenta-grandes-desafios/